Na abertura, o secretário de Gestão de Pessoas, Luís Eduardo Saraiva Câmara, compartilhou a alegria em participar da comemoração e ressaltou o valor do trabalho desenvolvido por essas pessoas. “Este papel precisa ser sempre lembrado e reconhecido. O Tribunal de Justiça de Pernambuco reconhece a importância do serviço voluntário. Eu quero fazer este registro não só porque é o dia de vocês, mas porque vocês são importantes todos os dias”, disse o secretário.
Durante a palestra Felicidade e Motivação, o professor Bruno Severo Gomes destacou que a felicidade não é o resultado, mas o caminho percorrido até ele. “Enquanto você não conquista, você vai ser infeliz? A felicidade é o trajeto que eu faço até alcançar meu propósito e nós sempre estamos colocando-o para frente”, explicou o professor citando exemplos. “O profissional faz o curso para o outro e o voluntário tem muito disso. O ato de ser voluntário já promove felicidade e consequentemente a motivação”, completou Bruno, que além de destacar que a motivação deve ser diária também falou sobre como potencializar as energias através da comemoração, da prática de exercícios físicos e da gratidão.
Já o professor Luiz Edmundo Celso Borba abordou o tema Aspectos jurídicos relevantes do trabalho voluntário no setor público. Na sua palestra, ele falou sobre a diferença de o trabalho profissional e o do voluntário, os direitos deste último, além dos princípios que devem ser observados. “O servidor público deve se ater a algumas atividades essenciais e elas são baseadas em cinco grandes princípios: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Isto também vale para o serviço do voluntário, pois embora o indivíduo não seja servidor público no sentido estrito, ele presta um serviço público. Logo, como agente público, só pode fazer o que tem previsão legal”, explicou o professor.
O voluntário da Vara Única da Comarca de Feira Nova, Heleno do Nascimento André Neto, participou do evento e aprovou a atividade. “Achei de extrema importância esse momento de palestras que tivemos falando sobre questões emocionais, quanto questões relacionadas à importância do serviço voluntário ao setor público. É extremamente importante esse tipo de iniciativa, pois ela revela a importância do serviço voluntário e, além do mais, reconhece e valoriza todo o trabalho prestado pelos voluntários à serviço do TJPE”, afirmou.
Ao final do evento foram sorteadas duas bolsas de estudo, uma de curso preparatório para a prova da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e outra de curso para provas de concursos. Também foram sorteados dez ensaios fotográficos. O Dia Nacional do Voluntário foi instituído por meio da Lei n. 7.352/85 e, desde então, é celebrado por entidades que trabalham com indivíduos que dedicam seu tempo as mais variadas causas. O Serviço Voluntário do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco foi criado em 2006 e é regulamentado pela Resolução n. 360/2013.
…………………………………………..
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE