Acessibilidade

Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade (CMA) do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lembra a data

No dia 27 de Junho é comemorado internacionalmente o Dia da Pessoa Surdocega. A data surge em alusão ao aniversário da escritora, conferencista e ativista social norte-americana Hellen Keller, que no ano de 1904, pela Radcliffe College, se tornou a primeira pessoa surdocega a conquistar um bacharelado. A vida e o trabalho de Keller, dedicados à luta pelos direitos das pessoas com deficiência, renderam inúmeras condecorações e inspiram até hoje a necessidade de instituições em todo o mundo garantirem o acesso irrestrito a pessoas surdocegas.

Entendendo a surdocegueira

A surdocegueira é uma deficiência única e apesar de estar associada a cegueira e surdez, não consiste na somatória de ambas, mas tem características peculiares, como graves perdas auditivas e visual, não havendo, porém, uma privação total dos dois sentidos. As pessoas que têm essa deficiência podem ser classificadas de duas formas: pré-linguísticas, quando nascem surdocegas ou as adquirem ainda bebê, antes de aprender uma língua, apresentando graves perdas visuais e auditivas combinadas. E os pós-linguísticos, advindos de uma deficiência sensorial, podendo ser auditiva ou visual, adquirida após o aprendizado de uma língua, ou ainda, após se comunicar, mas sem apresentar nenhuma deficiência anteriormente.

Estima-se que haja 1.200 pessoas surdocegas no Brasil. A perda da audição e da visão podem ser causadas por diversos fatores, entre eles a Síndrome de Usher(USH), uma doença hereditária da Retina que também leva à perda auditiva.

Veja mais