O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), destinado à gestão de processos e documentos eletrônicos entre as unidades organizacionais do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), será atualizado no período de 9 a 12 de outubro, ficando indisponível entre as 19h30 da sexta-feira (9/10) até às 22h da segunda-feira (12/10). A partir da próxima terça-feira (13/10), todos os colaboradores do Tribunal poderão acessar a versão 3.1.4 do sistema com novas funcionalidades.

Entre as principais novidades do SEI, encontra-se a Tela de Pesquisa aperfeiçoada com novas opções e melhorias no mecanismo de busca, tornando possível a pesquisa no conteúdo dos documentos; a possibilidade de pesquisar diretamente no processo, através do ícone “Pesquisar Processo”, um botão de ação para pesquisa exclusiva sobre os documentos do processo aberto; e o novo componente de Assinatura Digital, por meio de certificação digital.

Nesta última versão, ainda estará disponível a ampliação do campo “Especificação”, com até 100 caracteres; a paginação de processos nas colunas “Recebidos” e “Gerados”, diminuindo a demora na listagem dos processos; novas opções nos menus “Marcadores” e “Anotações”; a função “Montagem de formulários” com diversos tipos de campos e possibilidades de aplicação de regras de negócio (não aceitar datas passadas, incluindo ou não o dia atual, por exemplo).

Por fim, outra mudança que merece destaque é sobre a restrição dos processos. Depois dessa atualização, a Administração do SEI poderá restringir a geração de determinados tipos de processos a órgãos e unidades específicas, geralmente por possuírem competência exclusiva para iniciar determinados tipos. Em razão disso, na lista da tela “Iniciar Processo”, somente as unidades permitidas irão visualizar o tipo de processo restringido.

Sistema Eletrônico de Informações – é uma ferramenta que permite a produção, edição, assinatura e trâmite de documentos dentro do próprio sistema, proporcionando a virtualização de processos, além de permitir a atuação simultânea de várias unidades ao mesmo tempo. Esse sistema faz parte de um software de domínio público e tem sido utilizado por diversos órgãos. Aqui no TJPE, o projeto de atualização está sendo coordenado pela Secretaria de Tecnologia da Comunicação e Informação (Setic), através do Núcleo de Projetos e Mudança.

…………………………………………..
Texto: Priscilla Marques | Ascom TJPE