A luta pelo combate ao preconceito e pela promoção da igualdade da pessoa com deficiência é um dever de todos nós

A luta pelo combate ao preconceito e pela promoção da igualdade da pessoa com deficiência é um dever de todos nós

O mês de dezembro é marcado por diversas datas que chamam a atenção para a inclusão da pessoa com deficiência (PCD). Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 bilhão de pessoas têm algum tipo de deficiência no mundo – o que representa praticamente 1 em cada 7 indivíduos.

Uma das datas que reforçam a necessidade de refletir sobre a temática é o “Dia Mundial das Pessoas com Deficiência”, comemorado dia 3 de dezembro. A ideia é incentivar o debate e a prática de melhores meios para garantir qualidade de vida e dignidade ao grupo.

Seguindo o calendário, no dia 05 de dezembro é também celebrado o Dia Nacional da Acessibilidade. O marco tem como objetivo alertar a sociedade para a questão da acessibilidade como um direito de todos, independente da condição física, sensorial ou intelectual.

De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, assinada em Nova York em 2007 e promulgada no Brasil através do Decreto nº 6.949, de 25 de Agosto de 2009, pessoas com deficiência são aquelas que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade.

Veja mais