Logo JE Mora ao Lado

Há 14 anos, Mauritânia Borges exerce os dois ofícios com muita devoção

Em Arcos (MG), pouco mais de 32 mil eleitoras e eleitores estiveram aptos a votar nas Eleições Gerais de 2022. Naquele mesmo ano, 393 mesárias e mesários compareceram ao serviço eleitoral. Entre eles, estava Mauritânia Borges, que participa das eleições como mesária há 14 anos. “Quando iniciei, eu me cadastrei para ser mesária. Senti o desejo de prestar o serviço à Justiça Eleitoral”, afirma a professora.

Educadora há mais de 15 anos, Mauritânia afirma já ter lidado com vários públicos ao longo da trajetória profissional. Já deu aulas para alunos dos ensinos fundamental e médio, mas optou por permanecer com os estudantes da educação especial. “Essas crianças necessitam de um olhar e uma atenção diferentes”, destaca. Nos dias de eleição, esse é o público que mais recebe o cuidado da mesária durante o voto.

JE Mora ao Lado - Mauritânia Borges - 31.10.2023

“A minha seção eleitoral recebe bastante idosos. Muitos deles são pessoas com deficiência. E, na escola onde eu trabalho, tem muitas escadas. De uns anos para cá, eu pedi que a seção fosse transferida para o andar de baixo, para dar mais acessibilidade a esse pessoal, facilitar a vida deles”, conta. No ano passado, 130 eleitoras e eleitores com deficiência estiveram aptos a votar no município de Arcos.

Veja mais