Alunos do ensino fundamental de Ceilândia (DF) visitam o Museu do Voto e o plenário do TSE - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - 05.09.2023

Estudantes conheceram a urna eletrônica e fizeram votação simulada

Nesta terça-feira (5), 47 alunos de 11 a 12 anos do 6º ano da Escola CED 11, localizada em Ceilândia (DF), tiveram uma experiência educativa única ao visitar o Museu do Voto e o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O passeio proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender sobre a democracia, o sistema eleitoral brasileiro e a importância do voto.

O Museu do Voto conta com uma série de exposições interativas, que permitem a visitantes conhecer o histórico das eleições no país e a evolução das urnas, incluindo as eletrônicas, bem como ter acesso a documentos e fotografias que recontam os momentos marcantes da democracia brasileira. Já o plenário – local onde os ministros do TSE realizam as sessões de julgamento e as sessões solenes – é uma marca das importantes decisões da Justiça Eleitoral.

Segundo a professora de Língua Portuguesa Adhya Melo, o propósito maior era levar os alunos para lugares diferentes de seus convívios, onde eles pudessem estudar sobre outros assuntos. “Eles não são limitados. Então, quanto mais eles puderem aprender e absorver, será melhor para eles, e eles vão se lembrar desse dia”, ressaltou a educadora.

Experiência

Veja mais