Como identificar uma notícia falsa 02.11.2023

Erros ortográficos, títulos sensacionalistas e URLs falsas são alguns dos alertas. Saiba mais

Elas invadiram o Facebook, o Instagram, o Twitter e até o grupo da família no WhatsApp. A esta altura do campeonato, você certamente já acreditou ou até mesmo repassou alguma notícia falsa que recebeu pela internet. Por serem compartilhadas entre pessoas que já acreditam em determinadas ideias ou teorias conspiratórias, as fake news assumem papel ainda mais perigoso no contexto eleitoral. Isso porque a desinformação pode ser utilizada como arma para inflamar discursos de ódio e disseminar pânico entre a população, colocando em risco a democracia do nosso país.

Nos últimos quatro anos, as urnas eletrônicas e os sistemas eleitorais viraram alvo preferencial dos ataques infundados ao processo eleitoral brasileiro. Mas, ao contrário do que afirmam as mentiras em circulação na web, desde a adoção do voto informatizado pela Justiça Eleitoral, em 1996, nenhuma fraude foi comprovada.

O cenário pode parecer hostil e desanimador, mas para todo problema há uma solução. É possível se prevenir contra a desinformação, adotando sete passos simples. E o melhor: fica ainda mais fácil fugir das fake news na medida em que você treina o olhar para identificá-las.

Carimbo de Fake News, desinformação, plone

Veja mais