
Presidente do TSE defendeu a união de instituições em momentos de ataques ao sistema democrático no país
“Em todos os momentos difíceis e, principalmente, nos mais próximos ou mais remotos dos ataques autoritários, a união entre a independência do Poder Judiciário e a liberdade de imprensa mostrou que a democracia não vive nem sem um, nem sem o outro”. A afirmação foi feita pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, nesta quarta-feira (13), na cerimônia de lançamento da primeira edição do Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário: 35 anos da Constituição Cidadã.
A iniciativa inédita lançada em conjunto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), TSE, Superior Tribunal de Justiça (STJ), Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Superior Tribunal Militar (STM) celebra o aniversário da Constituição Federal e promove uma reflexão a respeito dos direitos garantidos a partir do marco constitucional de 1988. A premiação também busca colaborar para que a sociedade e a própria imprensa compreendam de forma aprofundada as funções das Cortes Superiores de Justiça do país.
Na cerimônia, realizada no Salão Branco do STF, Moraes ressaltou o Poder Judiciário e a imprensa como dois grandes pilares da democracia. Ele destacou que o Brasil, diante do aniversário de 35 anos da Constituição de 1988 a ser celebrado este ano, percorre o maior período de estabilidade democrática, desde o início da República, proclamada em 1889.