
Computadores e versões mais recentes das urnas eletrônicas são alguns dos equipamentos que estarão à disposição das pessoas inscritas
A sétima edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS), uma das etapas mais importantes de auditoria e fiscalização do processo eleitoral, está marcada para acontecer de 27 de novembro a 1º de dezembro de 2023. No evento, especialistas em tecnologia da informação unem forças com a Justiça Eleitoral para aprimorar ainda mais o sistema eletrônico de votação.
Além de custear diárias e passagens áreas, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também disponibiliza uma estrutura própria para receber os participantes. O objetivo é fornecer os materiais necessários para facilitar o trabalho dos investigadores, que, na semana de realização do Teste, terão acesso privilegiado aos sistemas eleitorais e colocarão em prática uma série de planos de ataque às urnas eletrônicas.
Em um ambiente especialmente montado para o TPS 2023, os inscritos que atuarão na testagem terão à disposição:
Investigadoras e investigadores terão mais de uma oportunidade para inspecionar os códigos-fonte do sistema eletrônico de votação. A primeira fase da análise ocorrerá no mês de outubro, antes do Teste, e servirá para subsidiar os planos de ataque executados na semana do evento.