Edital do I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – 35 anos da Constituição Cidadã - 14.09.2023

Premiação é uma iniciativa do STF e dos Tribunais Superiores. As inscrições seguem até 12 de janeiro de 2024

Nesta quinta-feira (5), data em que o Brasil comemora os 35 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reforça que já estão abertas as inscrições para o I Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário: 35 anos da Constituição Cidadã. A iniciativa inédita e conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF) e dos quatro Tribunais Superiores busca reconhecer e valorizar reportagens que retratem o papel do Judiciário na promoção da cidadania e na proteção do Estado Democrático de Direito.

As inscrições, que são gratuitas e seguem até 12 de janeiro de 2024,  devem ser feitas exclusivamente por meio de formulário disponível no site http://www.tst.jus.br/premiojornalismojudiciario. A premiação será no dia 24 de abril de 2024, na sede do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O prêmio contempla quatro categorias: jornalismo escrito (impresso ou on-line), jornalismo de vídeo, jornalismo de áudio e fotojornalismo. Serão aceitos trabalhos produzidos e publicados em meios de comunicação durante o período de 8 de janeiro de 2023 a 8 de janeiro de 2024.

Iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM), o prêmio celebra o aniversário da Constituição Federal, ao promover uma reflexão sobre os direitos garantidos a partir da Carta Magna, promulgada em 5 de outubro de 1988. A premiação também pretende colaborar para que a sociedade e a própria imprensa compreendam melhor as funções dos tribunais.

Veja mais