
Justiça Eleitoral comemora a data com esforço contínuo em ações de capacitação e força de trabalho representativa
Nesta quinta-feira (21), a Justiça Eleitoral celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. As cúpulas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) serão iluminadas de verde em referência à data. Além disso, para comemorar o dia, a Corte e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) destacam as ações em prol da melhoria permanente das condições de acesso físico e virtual das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida aos serviços eleitorais. Segundo o Portal de Dados Abertos do TSE, o Brasil tem hoje 1.315.194 eleitoras e eleitores com algum tipo de deficiência.
Essa parcela do eleitorado está também representada pela força de trabalho da Justiça Eleitoral. Existem 50 pessoas com deficiência que atuam no TSE: 14 servidoras e 19 servidores, seis colaboradoras e 11 colaboradores. Os dados são da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) do Tribunal.
Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral
Com o objetivo de facilitar a procura pelos serviços eleitorais e conferir melhores condições para o exercício do voto às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, o TSE instituiu, há 11 anos, o Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, por meio da Resolução nº 23.381/2012, que segue em permanente revisão. Em 2023, como parte das medidas de melhoria de acessibilidade ao edifício-sede do TSE, o Governo do Distrito Federal (GDF) concretizou obra no estacionamento que fica em frente ao Tribunal, em Brasília.