Esquenta Teste da Urna 20.10.2023

Evento realizado em novembro de 2021 proporcionou ainda mais inovação para o sistema eletrônico de votação

Faltam dois dias para a 7ª edição do Teste Público de Segurança (TPS) da Urna. A partir de segunda-feira (27), 36 investigadoras e investigadores de fora da Justiça Eleitoral estarão no edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para avaliar a segurança dos equipamentos que coletam os votos do eleitorado.

Veja reportagem no canal do TSE no YouTube.

Ao longo da próxima semana, os participantes colocarão em prática 31 planos de teste, que, ao final do evento, auxiliarão a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE (STI/TSE) a modernizar ainda mais as urnas eletrônicas. Serão submetidas ao Teste os equipamentos mais recentes, dos modelos 2022 e 2020, e os sistemas eleitorais envolvidos nos processos de geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos.

Os sistemas eleitorais que serão objetos do TPS são aqueles utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e o recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, incluindo o hardware da urna eletrônica, seus softwares embarcados e os sistemas de apoio aos processos de auditoria sobre software da urna.

Veja mais