Esquenta Teste da Urna 20.10.2023

Fique por dentro de tudo o que aconteceu na 1ª edição do TPS, realizada em 2009

A 7ª edição do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) vem aí, e os preparativos estão a todo vapor. Em 2023, o evento ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro, quando especialistas em informática de todo o Brasil estarão na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), para testar a urna eletrônica e fazer uma verdadeira avaliação de segurança do equipamento. Para relembrar tudo o que aconteceu nas edições anteriores do TPS, o Portal do TSE lança neste sábado (21) a websérie #Esquenta Teste da Urna. As matérias serão publicadas uma vez por semana, até a véspera do início do Teste deste ano. Confira!

O Teste

O Teste da Urna é uma das etapas de auditoria e fiscalização mais importantes do sistema eletrônico de votação, porque é por meio dele que são colhidas sugestões de melhorias apresentadas por pessoas de fora da Justiça Eleitoral que são implementadas antes da próxima eleição, marcada para outubro de 2024.

Qualquer brasileira ou brasileiro maior de 18 anos pode se inscrever no TPS para participar e conferir de perto o alto grau de confiança do nosso sistema eleitoral. E tem mais: tanto a passagem quanto a estadia de investigadoras e investigadores são inteiramente custeadas pelo Tribunal.

Veja mais