Glossário da Justiça Eleitoral - 05.07.2023

Serviço on-line contém também os conceitos de seção e domicílio eleitoral, entre outros

Na sessão plenária desta terça-feira (26), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou a criação de uma nova zona eleitoral no município de Ananindeua (PA). Isso significa que as pessoas residentes naquela localidade contarão com uma nova região eleitoral geograficamente delimitada dentro do estado do Pará, gerenciada pelo cartório eleitoral, e que vai centralizar e coordenar as eleitoras e os eleitores ali domiciliados.  Disponível no Portal do TSE, é dessa maneira que o Glossário Eleitoral apresenta esse importante conceito para as eleições.

O Glossário informa, ainda, que uma zona eleitoral pode ser composta por mais de um município, ou parte dele, habitualmente seguindo a divisão de comarcas da Justiça Eleitoral.

Qual a diferença entre zona, seção e domicílio eleitoral?

O serviço on-line traz também os conceitos de seção e domicílio eleitoral, expressões que, usualmente, são confundidas com zona eleitoral. A seção eleitoral é o local onde são recepcionadas as eleitoras e os eleitores que irão votar. Nela, funciona a mesa receptora de votos, composta de mesárias e mesários nomeados pelo juiz eleitoral. É na seção eleitoral que fica instalada a urna eletrônica.

Veja mais