Hoje é o dia de Combate à Poluição

Assessoria de Gestão Socioambiental do TRE-PE lembra a data

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), através da Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS), lembra que nesta segunda-feira, (14), é celebrado o Dia de Combate à Poluição, que tem por objetivo alertar a população sobre o as questões ambientais que o planeta enfrenta. Buscar as medidas para conter a degradação é um dos princípios da Agenda de 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Dados mais recentes da ONU indicam que 7 milhões de mortes prematuras são provocadas todos os anos pela poluição do ar. Por isso, o dia 14 de agosto se tornou uma data simbólica que remete ao Dia de Combate à Poluição.

A poluição é a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. As principais formas de poluição existentes atualmente são: a hídrica, a do solo, a sonora, a visual e a atmosférica. Esta caracteriza-se pela presença de gases tóxicos e partículas sólidas no ar, relacionando-se com o agravamento do efeito estufa e o surgimento de chuva ácida, além de poder levar ao advento de várias doenças cardiovasculares e respiratórias, dentre elas o câncer de pulmão.

O dia a dia da população é diretamente afetada por causa da poluição, por isso, além de políticas públicas, a sociedade também pode contribuir com a preservação ao meio ambiente, adotando atitudes simples tais como separar o lixo reciclável, o descarte adequado de pilhas e baterias, a troca de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, o plantio de árvores e o uso de meio de transportes sustentáveis.

Veja mais