
Secretaria Judiciária Eleitoral Remota do 1º Grau de Jurisdição já está funcionando no Casarão anexo ao edifício-sede
Iniciativa pioneira na Justiça Eleitoral, a Secretaria Judiciária Eleitoral Remota do 1º Grau de Jurisdição (SJR 1° Grau) foi inaugurada nesta quarta-feira (16-09) pelo presidente e vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), desembargadores Frederico Neves e Carlos Moraes.
Criada através da Portaria Conjunta nº 10/2020, em 12/06, a SJR 1° Grau desempenha várias funções que até então eram exclusivas das zonas eleitorais de Pernambuco, o chamado primeiro grau de jurisdição. O objetivo é aumentar a agilidade e a qualidade na prestação do serviço jurisdicional.
O presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves, destacou a relevância da nova secretaria. “A SJR 1º Grau vai permitir maior eficiência, produtividade e economia. Essa secretaria remota de 1º grau enseja a criação de um cartório único que resolverá problemas dos demais cartórios eleitorais. Esta é mais uma iniciativa a serviço do cidadão eleitor”, comentou o presidente durante a inauguração.
Na ocasião, Mariana Vargas, juíza auxiliar da Presidência e coordenadora da SJR 1º Grau, falou sobre a inauguração da nova unidade do TRE-PE. “É uma alegria enorme. O sentimento é de muita satisfação e de muita responsabilidade. Estamos ainda no projeto-piloto, mas a ideia é que, ao final dele, possamos incorporar nessa unidade única servidores suficientes para atender a todas as 122 zonas do Estado”, disse.