JE pelo Brasil - 22.09.2023

Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, idealizado pelo Regional, já inspirou iniciativas semelhantes em outros estados

O Tocantins é uma das unidades da Federação com as maiores populações indígenas do Brasil: são mais de 20 mil no estado, segundo dados do Censo Demográfico de 2022. Somente a Ilha do Bananal reúne oito etnias, fato que contribuiu para que o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) escolhesse a região para promover uma ação do seu Programa de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas.

Justiça Eleitoral pelo Brasil - 02.08.2023

Para o ouvidor do TRE-TO e coordenador-geral dos Programas Permanentes do Tribunal, juiz José Maria Lima, o Regional não se preocupa apenas com a inclusão dos indígenas como eleitores, mas também como candidatos. “Temos fomentado isso de forma bastante segura e séria. Inclusive, já estamos colhendo os frutos desse trabalho. Alguns indígenas já foram candidatos, uns foram eleitos vereadores, e um município já teve um vice-prefeito indígena. Para nós, é uma satisfação imensa vê-los incluídos na sociedade, defendendo e fortalecendo seus direitos”, afirma o coordenador.

JE pelo Brasil - 22.09.2023

Veja mais