Logo Seminário Memória Popular

Seminário Memória Popular terá especialistas e marcará início da contagem regressiva de um ano para o pleito de 2024

Para marcar o início da contagem regressiva de um ano para as Eleições Municipais de 2024, o TRE-RJ promove o seminário “Memória Popular: histórias e personagens inesquecíveis das eleições no Rio”, a partir das 10h do dia 6 de outubro (sexta-feira). O encontro, uma parceria com a Fundação Biblioteca Nacional, será realizado no Auditório Machado de Assis, sede da instituição, na Cinelândia, e reunirá especialistas renomados, com participação já confirmada.

O conferencista Celso Rocha de Barros, doutor em Sociologia pela Universidade de Oxford e colunista da Folha de S. Paulo, abordará o tema “Política nacional e eleições no Rio de Janeiro (1982-2018)”. Historiadora e diretora-geral do Arquivo Nacional, a professora Ana Flávia Magalhães Pinto fará a apresentação “Direito ao voto: uma luta de raça, classe e gênero”.

Jornalista e analista político da GloboNews, Octávio Guedes abordará o papel do jornalismo no processo de informação ao eleitor, na exposição “Crônicas eleitorais: como a imprensa cobriu os grandes momentos e personagens das eleições no Rio de Janeiro”. Cientista político e professor da PUC-Rio, Ricardo Ismael tratará do comportamento do eleitor, na reflexão “Ainda faz sentido o voto de protesto?”.

Para introduzir o tema e abrir o debate, será apresentado um vídeo do ator e humorista Hélio de la Peña, ex-integrante do antigo Casseta & Planeta, gravado especialmente para o evento, sobre a campanha de Macaco Tião para a Prefeitura do Rio de Janeiro. De la Peña fez parte do grupo responsável pelo lançamento da candidatura fictícia, em 1988, e que se tornaria símbolo do voto de protesto no estado.

Veja mais