TRE–SP instala seção eleitoral no quilombo de Ivaporunduva - 27.10.2023

Duzentas eleitoras e eleitores quilombolas do Vale do Ribeira devem votar no local a partir das Eleições Municipais de 2024

Cerca de 200 eleitoras e eleitores quilombolas da região do Vale do Ribeira, em São Paulo, terão facilitado o voto nas Eleições Municipais de 2024. Após a visita de uma equipe da Justiça Eleitoral ao Quilombo de Ivaporunduva, no município de Eldorado (SP), na segunda-feira (23), o local de votação foi transferido. A nova seção eleitoral funcionará em uma escola localizada dentro da comunidade.

A iniciativa faz parte do Projeto de Inclusão Político-Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). A instalação da seção também vai beneficiar as eleitoras e os eleitores que residem nos quilombos de Galvão e de São Pedro, que ficam ainda mais distantes dos locais de votação.

tre-sp-instala-secao-eleitoral-no-quilombo-de-ivaporunduva

Até 2022, eleitoras e eleitores quilombolas – muitos deles idosos – precisavam percorrer aproximadamente sete quilômetros, por estrada de terra, até o local de votação mais próximo. Em setembro, representantes da Justiça Eleitoral já haviam realizado uma audiência pública com moradoras e moradores da comunidade. Na ocasião, ficou definido que nova seção seria instalada na região.

Veja mais