Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Ministro Alexandre de Moraes visita o ambiente do Teste da urna 2023 - 30.11.2023

Presidente do TSE disse que mais de 82% das brasileiras e brasileiros confiam na urna e agradeceu participação de investigadores

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, visitou no início da tarde desta quinta-feira (30) o ambiente em que é realizado o Teste Público de Segurança da Urna 2023, localizado no terceiro andar do edifício-sede da Corte, em Brasília (DF). Ele esteve no espaço acompanhado de ministras e ministros da Corte.

Na ocasião, Alexandre de Moraes exaltou o alto nível de confiança que as brasileiras e os brasileiros têm nas urnas eletrônicas. Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em março de 2022, mostrou que 82% da população acredita no sistema eleitoral do país. “O eleitor acredita na urna. Sabe que o que apertar é a sua vontade. Então, nós, na Justiça Eleitoral, trabalhamos sempre acreditando na confiança total das unas eletrônicas”, garantiu o ministro.

Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE - Ministro Alexandre de Moraes visita o ambiente do Teste da urna 2023 - 30.11.2023

O presidente do TSE lembrou ainda que, nas Eleições Gerais de 2022, ocorreram alguns fatos atípicos. Houve, por exemplo, queda tanto na quantidade de votos nulos e em branco quanto no índice de abstenção no segundo turno, que costuma ser maior do que o registrado na primeira etapa da votação. “A maior prova de confiança nas unas eletrônicas é o comparecimento maciço do eleitorado. Quem não confia, não comparece”, disse o magistrado.

Veja mais