Com o objetivo de comemorar os 200 anos da criação do Tribunal da Relação de Pernambuco, a Comissão de Gestão e Preservação da Memória do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) está selecionando artigos científicos para compor a edição especial da Revista Documentação e Memória.
Os trabalhos devem ser encaminhados até as 23h59 do dia 30 de setembro de 2020 para o e-mail [email protected], juntamente com a ficha de identificação do autor devidamente preenchida e o termo de autorização assinado e digitalizado. Todos os arquivos devem ser enviados como anexos através de um só e-mail, conforme as determinações do edital. As inscrições podem ser realizadas por magistrados e servidores da instituição e pelo público externo.

Os artigos serão julgados pelos membros do Conselho Editorial e Consultivo da Revista Documentação e Memória e dentre os aspectos que serão avaliados estão clareza, articulação das ideias, adequação ortográfica e gramatical e domínio de conteúdo. A divulgação dos trabalhos aprovados será realizada até o dia 6 de dezembro e a interposição de recursos até o dia 9 de dezembro. Já o lançamento da edição especial da revista acontecerá no dia 10 de maio de 2021.

De acordo com a gestora do Memorial da Justiça, Mônica Pádua, o momento em que funcionou a Relação em Pernambuco é único e pouco se pesquisou sobre o assunto. “É um momento cheio de memórias que só poderão ser conhecidas se forem investigadas e difundidas por meio do trabalho de pesquisadores e publicações sobre a matéria. Atualmente há alguns projetos pontuais, poucos artigos em revistas científicas e algumas dissertações e teses de doutorado na área de História”, afirma Mônica.

O Tribunal da Relação de Pernambuco foi criado no dia 6 de fevereiro de 1821 através de alvará régio de D. João VI e foi o primeiro órgão recursal do estado. Contribua com a história de Pernambuco e do Brasil enviando o seu artigo. Confira aqui o edital.
…………………………………………..
Texto: Cláudia Franco | Ascom TJPE