Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - Teste público de segurança da urna - 29.11.2023

Universidade tem convênio de cooperação com o TSE e analisa a segurança do sistema eletrônico de votação

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), uma das mais renomadas instituições de ensino do país, participam presencialmente do Teste Público de Segurança (TPS) da Urna 2023. Um total de 15 pesquisadores do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores (Larc) da Escola Politécnica da instituição (Poli-USP) acompanham as investigadoras e os investigadores na execução dos planos de teste nas urnas eletrônicas que serão usadas nas Eleições Municipais de 2024.

Em junho de 2023, o TSE e a USP firmaram um convênio de cooperação técnico-científica que ampliou a integração entre as instituições no processo de avaliação da segurança do hardware e do software do sistema eletrônico de votação antes, durante e depois do Teste Público.

Teste público de segurança da urna - 29.11.2023

Marcos Antonio Simplicio Junior, professor da Poli-USP e coordenador do convênio TSE-USP, considera que a parceria contribui para a evolução do sistema eleitoral. “Nosso objetivo é, assim como os investigadores que vêm aqui, tentar achar potenciais pontos de melhoria no sistema atual. A gente faz algo parecido no nosso laboratório na USP, e temos algumas urnas, temos software, temos código-fonte, material e uma equipe dedicada a tentar ataques contra o sistema, reportar ataques e fazer as devidas correções”, explica.

Veja mais