Sessão plenária do TSE - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - 03.10.2023

Ao encerrar a sessão plenária desta terça-feira (3), Alexandre de Moraes ressaltou que procedimento é aberto à sociedade e reforça a transparência na fiscalização

Após encerrar a sessão plenária do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (3), o presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, informou que amanhã, a partir das 10h, será realizada a abertura do código-fonte da urna eletrônica para os partidos políticos e para as entidades fiscalizadoras.

“O evento é público. Todos aqueles que quiserem participar serão muito bem-vindos ao Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou Moraes, ao convidar todas e todos para participar do Ciclo de Transparência Democrática.

A cerimônia será comandada pelo presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, e é aberta a toda a sociedade e à imprensa sem necessidade de credenciamento prévio. A solenidade inaugura o Ciclo de Transparência Democrática e será transmitida pelo canal do TSE no YouTube. Após a cerimônia, o presidente do TSE e o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, Julio Valente – que também falará no evento –, responderão às dúvidas dos representantes das entidades fiscalizadoras.

“Para as Eleições 2022, esse procedimento passou a ser realizado um ano antes [do pleito], para dar mais transparência e mais possibilidade de fiscalização. Para as Eleições 2024, também um ano antes, estamos fazendo essa abertura” ressaltou.

Veja mais