04.10.2023 - Reunião presidentes dos TREs - Foto: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

Parceria com as forças de segurança militares e valorização de mesárias e mesários foram os principais temas discutidos

Na manhã desta quarta-feira (4), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, recebeu 16 presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais para tratar de temas relacionados às próximas eleições municipais, em 2024. Além de Moraes, a vice-presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, o ministro Benedito Gonçalves e a ministra Edilene Lôbo também participaram da reunião.

Parceria com as forças de segurança

Moraes ressaltou a necessidade de reforçar a parceria com as forças de segurança nos estados com a atuação dos policiais militares para garantir a tranquilidade de candidatos e eleitores no dia do pleito. O ministro sugeriu que cada presidente de TRE converse com os comandantes para alinhar as ações a serem desenvolvidas.

Em 2022, após as eleições gerais, o presidente do TSE reuniu os comandantes das Polícias Militares dos estados para fazer um balanço e, além de agradecer o trabalho realizado a partir do “compromisso com a democracia” por parte das instituições, o ministro afirmou, na ocasião, que as iniciativas resultantes dessa parceria seriam ampliadas para os próximos pleitos, com diálogo constante, investimentos e as ações entre Justiça Eleitoral e órgãos de segurança pública.

Veja mais