
Diretor-geral e secretário de Gestão de Pessoas também integram comitiva
Com informações do site do TRE-ES
O presidente do TRE Pernambuco, desembargador André Guimarães, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Adalberto de Oliveira Melo, participam da 82ª edição do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que acontece nos dias 17, 18 e 19 de agosto em Vitória (ES). A cerimônia de abertura, na noite desta quinta-feira (17), foi conduzida pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Maynard Frank, que também preside o Coptrel, e pelo anfitrião, o secretário-executivo e presidente do TRE-ES, desembargador José Paulo Calmon Nogueira da Gama.
O presidente do Coptrel destacou a importância da realização do evento para aprimorar a atuação dos TREs. “Este encontro de presidentes é uma oportunidade ímpar para compartilhar experiências, debater ideias, analisar matérias sensíveis da Justiça Eleitoral e de interesse coletivo e, desse modo, alinhar estratégias que visem aprimorar ainda mais a atuação dos Tribunais Regionais Eleitorais”, afirmou.
O presidente do TRE-ES também discursou durante a solenidade e lembrou da necessidade de preparação constante da Justiça Eleitoral. “Conquanto aparentemente mais amenas, as vindouras eleições merecem preparação e estado de alerta ininterrupto, a fim de assegurar a livre manifestação do espírito democrático, por vezes distorcido e profanado”, disse José Paulo Calmon e encerrou o discurso desejando “pleno sucesso nas eleições de 2024, missão que nos é afiançada pelo povo brasileiro. Muito obrigado e sejam todos bem-vindos”, declarou.
Programação
A abertura da programação oficial do 82º Encontro do Coptrel foi antecedida pela reunião dos diretores-gerais, realizada na tarde desta quinta (17). O resultado das discussões será apresentado aos presidentes dos tribunais eleitorais durante a programação da sexta-feira (18).
O encontro dos presidentes ocupa toda a programação do segundo dia do Encontro e prevê discussões sobre diversos temas relacionados à atuação da Justiça Eleitoral no país. Para o encerramento do evento, é prevista a apresentação da Carta de Vitória, documento que reunirá as deliberações ocorridas para encaminhamento ao TSE, e definição da sede e data do 83º Coptrel.
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Roberto Maynard Frank, que é também presidente do TRE baiano.