TSE recebe 3º Prêmio Camp de Contribuição para a Democracia - Foto: TRE-SP - 23.08.2023

Iniciativa recebeu o 3º Prêmio Camp, principal honraria do marketing político. Projeto do TSE foi criado para combater efeitos nocivos da desinformação contra as eleições

O Programa de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi premiado nesta quarta-feira (23) pela sua importância na defesa da democracia e contra os efeitos nocivos provocados pela divulgação de notícias falsas sobre o processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação. O projeto recebeu o 3º Prêmio Camp de Contribuição para a Democracia, considerado a principal honraria do marketing político brasileiro. A premiação ocorreu durante o evento Digitalks Expo, realizado em São Paulo (SP).

Atualmente, o Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE conta com mais de 150 parceiros, como redes sociais e plataformas digitais, instituições públicas e privadas, entidades profissionais, entre outros. A iniciativa foi criada em 2019 com objetivo de reduzir os efeitos nocivos da desinformação contra a Justiça Eleitoral e seus representantes, o sistema eletrônico de votação e as diferentes fases do processo eleitoral. Também busca a ampliação do alcance de informações verdadeiras e de qualidade, além da capacitação da sociedade para que ela saiba identificar e denunciar conteúdos enganosos.

O Programa se tornou uma ação permanente do TSE em 2021. Os parceiros dividem com a Justiça Eleitoral atribuições que incluem o monitoramento e a apuração de notícias falsas, assim como o combate à desinformação com esclarecimentos sobre a questão abordada e com a informação correta sobre o assunto, por meio de notícias publicadas na página Fato ou Boato e nos diversos canais da instituição.

A iniciativa do TSE abrigou ainda um Sistema de Alerta de Desinformação contra as Eleições, que funcionou durante o período eleitoral de 2022. O canal possibilitou o envio de denúncias de violações de termos de uso de plataformas digitais ou de disparos em massa de notícias falsas sobre o processo eleitoral.

Veja mais