Programa TRE vai à Escola - 03.01.2023

Juízes e juízas eleitorais deram palestras em 50 cidades sobre cidadania, democracia e o papel da Justiça Eleitoral

Com palestras educativas ministradas por juízes e juízas eleitorais sobre temas como cidadania, democracia e o papel da Justiça Eleitoral, o programa educativo “TRE Vai à Escola”, promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ), alcançou abrangência recorde em 2023, com visitas a mais de 50 das 92 cidades do Rio de Janeiro. 

Num total de 196 ações realizadas, sendo 128 em escolas públicas e 68 em escolas privadas, o programa teve a participação de 14.032 estudantes em todo o estado. Além disso, das 165 Zonas Eleitorais, 113 realizaram ao menos uma ação do “TRE Vai à Escola”. A 95ª Zona Eleitoral, do município de Bom Jesus do Itabapoana, destacou-se com 10 ações – seis delas em escolas da rede pública de ensino. 

A partir do sucesso da iniciativa,  o “TRE Vai à Escola” planeja expandir o alcance em 2024, para chegar a um número cada vez maior de jovens estudantes. Tanto que diversas zonas eleitorais que não puderam participar em 2023 já estão com atividades marcadas para este ano, de acordo com a Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro. 

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, o compromisso contínuo da EJE-RJ em promover a conscientização eleitoral entre os estudantes reflete o comprometimento da Justiça Eleitoral em fortalecer, desde as bases educacionais, os pilares fundamentais da democracia.

Veja mais