arte TRE-PE votação auditoria urnas 2020

A partir das 9h, acontecerá o sorteio das seis seções eleitorais cujas urnas serão objeto da auditoria de funcionamento e verificação dos sistemas. Cerimônia aberta ao público será realizada na sede do Tribunal

A exemplo do que aconteceu no primeiro turno, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) volta a realizar a chamada Auditoria da Votação Eletrônica. Antes chamada “Votação Paralela”, a auditoria tem o objetivo de mostrar a lisura do processo eleitoral.

A cerimônia será realizada neste sábado (28), no auditório do pleno do TRE-PE (av. Agamenon Magalhães, 1160),  véspera da eleição do segundo turno no Recife e em Paulista. O presidente do Regional, desembargador Frederico Neves, fará a abertura da solenidade às 9h.

Ao todo, seis das 3.409 urnas (2.863 do Recife e 546 de Paulista) que serão usadas nas duas cidades serão sorteadas. O evento é público e várias instituições, como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e imprensa são convidados. Auditores externos também acompanham o processo.

Das seis urnas sorteadas, as três primeiras são para auditoria de funcionamento em condições normais de uso para o ambiente monitorado. Pelo menos uma dessas três tem que ser da capital.

Veja mais