Urna eletrônica - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE - 01.09.2023

Evento contou com a participação de 36 técnicos especialistas em sistemas eleitorais. Encontro antecede o Teste da Urna (TPS) 2023, que ocorre em novembro, em Brasília

Técnicos da Justiça Eleitoral (JE) participaram nesta semana, de 11 a 15 de setembro, em Curitiba (PR), do chamado Teste Prévio da Urna Eletrônica. O evento ocorreu na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e antecede o Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, que ocorre de 27 de novembro a 1º de dezembro, em Brasília (DF).

Participaram do encontro 36 técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) das cinco regiões do país. Eles avaliaram o funcionamento dos sistemas eletrônicos de votação, apuração e totalização que serão abertos aos investigadores no TPS. As funcionalidades do sistema também foram testadas, como parte do ciclo de testes necessários para assegurar a legitimidade das Eleições 2024. O objetivo é garantir que o pleito ocorra sem intercorrências técnicas.

“Os sistemas devem estar operando plenamente e de maneira segura para que possam ser testados durante o evento [TPS]”, explica o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo.

Além de infraestrutura necessária para o encontro, o TRE-PR ofereceu apoio operacional para que os sistemas pudessem ser testados.

Veja mais