TPS 2023 - 28.08.2023

Prazo para recurso vai até segunda-feira (6)

Nesta sexta-feira (3), a Comissão Reguladora do Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023 divulgou a relação das inscrições aprovadas, disponível no site do evento. Foram homologadas 15 inscrições, sendo 8 individuais e 7 em grupo, que totalizam 36 pessoas, somando as duas categorias. Entre elas, 6 são mulheres (2 individuais). Com isso, foram selecionados 27 planos de testes para contribuir para o aperfeiçoamento da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais que serão utilizados nas Eleições Municipais de 2024. A sétima edição do Teste da Urna ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano.

Confira a relação das inscrições aprovadas.

Nesta edição, o número de pré-inscritos registrou recorde. Foram 85 pré-inscrições, quantidade que supera o dobro do atingido no Teste realizado em 2021, considerando a mesma fase, quando 39 pessoas e equipes tiveram a pré-inscrição aprovada. Em 2023, foram homologadas 29 pré-inscrições individuais e 56 de participantes reunidos em 15 grupos, totalizando 18 mulheres e 67 homens.

Os pré-inscritos tiveram de 9 a 13 de outubro e de 16 a 20 do mesmo mês para inspecionar o código-fonte da urna eletrônica e dos sistemas eleitorais, na sala Multiúso, localizada na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Eles conferiram apresentações sobre os componentes físicos internos da urna e testes funcionais; os sistemas de envio e recebimento de arquivos; e a transmissão de resultados pela Justiça Eleitoral. Além disso, contaram com o apoio de técnicos da Secretaria de Tecnologia de Informação do TSE para tirar dúvidas.

Veja mais