TPS 2023 - 28.08.2023

Análise do conjunto de comandos é necessária para subsidiar planos de teste executados na semana do evento

Nas próximas semanas, o Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023 chegará a um novo patamar: a inspeção do código-fonte da urna pelas pessoas pré-inscritas para participar da 7ª edição do evento.

O TPS é uma das etapas mais importantes de auditoria e aprimoramento do sistema eletrônico de votação e, neste ano, ocorre entre os dias 27 de novembro e 1º de dezembro. Até o momento, 85 participantes tiveram a pré-inscrição aprovada. Desse total, 29 optaram por atuar sozinhos e outros 56 estão divididos em 15 grupos.

O código-fonte das urnas e dos sistemas eleitorais será aberto para verificação de entidades fiscalizadoras na próxima quarta (4), a um ano e dois dias do pleito municipal, na inauguração do Ciclo de Transparência Democrática – Eleições 2024. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, conduzirá a cerimônia de abertura, que está prevista para começar às 10h. Profissionais da imprensa interessados em acompanhar a solenidade não precisarão realizar credenciamento prévio.

Duas semanas

Veja mais