
Sétima edição do TPS ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede do TSE, em Brasília
Termina nesta sexta-feira (8) o prazo para pré-inscrição no Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023, que será realizado no sistema eletrônico de votação e apuração a ser utilizado nas Eleições Municipais de 2024. O edital de convocação do TPS foi publicado em edição extraordinária do Diário da Justiça Eletrônico (DJe) do dia 23 de agosto. Nesse mesmo dia, foi aberto o prazo de pré-inscrição para os interessados em participar do evento.
O Teste Público ocorrerá de 27 de novembro a 1º de dezembro deste ano, em espaço especialmente preparado e reservado na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No dia 27, as atividades do TPS terão início às 13h e terminarão às 17h; nos dias seguintes, ocorrerão das 9h às 18h. Para esta edição, serão usados os modelos mais recentes de urnas eletrônicas (UE2020 e UE2022).
Segundo o edital, o TPS tem por objetivo fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, bem como propiciar o aperfeiçoamento do processo eleitoral. O Teste Público contempla ações controladas com o objetivo de contribuir para melhorar as barreiras de segurança da urna eletrônica. Esta será a sétima edição do TPS. A primeira ocorreu em 2009.