
As inscrições para a 7ª edição do TPS já estão abertas
O Teste Público de Segurança da Urna (TPS) traz este ano algumas novidades. A principal delas é o uso dos modelos mais recentes das urnas eletrônicas (UE 2020 e UE 2022) nas atividades programadas. Durante o evento, que faz parte do calendário da Justiça Eleitoral, qualquer brasileira ou brasileiro maior de 18 anos pode apresentar um plano de ataque aos sistemas eleitorais para ajudar a aprimorar o processo eletrônico de votação.
Na última edição do TPS, em 2021, foram usados os modelos de urnas UE 2015. Todos os 29 planos de ataque realizados durante as atividades não foram bem-sucedidos e nenhuma vulnerabilidade foi encontrada.
Criado para aprimorar o processo eletrônico de votação e fortalecer a confiabilidade, a transparência e a segurança da captação e da apuração dos votos, além de ajudar no aperfeiçoamento do processo eleitoral, o TPS, previsto na Resolução nº 23.444, de 30 de abril de 2015, é realizado, preferencialmente, no ano anterior às eleições.
Em 2023, o Teste ocorrerá no período de 27 de novembro a 1º de dezembro, em um espaço reservado para o evento na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF).