Asseg

A Assessoria de Segurança do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco segue expandindo o alcance, qualidade e efetividade do serviço de videomonitoramento. As melhorias asseguram a proteção dos servidores, do Tribunal e, principalmente, das urnas eletrônicas.

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) está modernizando e expandindo a tecnologia da sala de videomonitoramento integrado para as eleições de 2022. A Assessoria de Segurança (ASSEG) anunciou, para o próximo ano, a reativação de postos de segurança armada aos polos que armazenam as urnas no interior do Estado.

A sala de monitoramento foi inaugurada em dezembro de 2020 e fica localizada no Solar do Manguinho (casarão do Entroncamento), anexo ao prédio sede. O sistema de monitoramento funciona 24 horas por dia e possui 164 câmeras de segurança distribuídas em 28 imóveis do Judiciário Eleitoral em todo o Estado. Rede de monitoramento que prossegue se expandindo para demais prédios do TRE-PE.

É muito importante ressaltar que, além da segurança às pessoas e à infraestrutura, o sistema integrado de videomonitoramento garante maior proteção às urnas eleitorais eletrônicas, que se encontram armazenadas em 16 Polos Regionais do TRE no interior do estado.

O assessor-chefe da ASSEG, coronel Chusa Ferreira da Silva Júnior, explica o aperfeiçoamento. “O ativo mais valioso são as pessoas e o material físico de maior importância são as urnas. Por isso, priorizamos os polos”. O coronel complementa: “a expectativa é de, até o fim do ano, ampliar o número de câmeras instaladas com o propósito de contemplar a maioria dos prédios com essa ferramenta de gestão de segurança. A atual gestão já disponibilizou orçamento para que a ASSEG possa dar continuidade à aquisição e instalação das câmeras”.

Veja mais