TRE-PE -fachada-cnj-romuloserpa

Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou que aderiu à campanha, que também recebeu o apoio da Justiça Eleitoral

O dia 26 de maio de 2021 é marcado como Dia Nacional de Combate ao Glaucoma por força da Lei nº 10.456/2002, sendo assim, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em apoio ao Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e as demais entidades médicas especializadas, integra a mobilização nacional para a conscientização sobre o tema como forma de incentivar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença, que é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo. A divulgação da campanha também conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE).

O que é o glaucoma?

O glaucoma é uma doença ocular crônica sem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Para se ter uma ideia, no Relatório Mundial sobre a Visão publicado em 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou em 6,9 milhões de pessoas entre 40 e 60 anos com glaucoma em 2020. Esse problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão.  No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença, sendo que quase a metade desconhece sua condição por ser um transtorno de evolução silenciosa, sem dor ou incômodo em sua fase inicial, pois os sintomas só aparecem posteriormente em uma fase mais avançada, quando a pessoa começa a esbarrar nas coisas, pois está perdendo a visão periférica (vê bem o que está na sua frente, mas não enxerga o que está dos lados).

Veja mais