TRE-PE divulga o Manual de Destinação de resíduos

Os projetos são iniciativas socioambientais que ajudam a difundir o descarte sustentável e reciclável de resíduos.

E agora, onde descarto? Essa pergunta sempre vem à mente de quem já adotou um consumo responsável, e não por acaso: é que apenas 17% dos brasileiros têm acesso a um sistema público de coleta seletiva. Isso faz com que todo ano o Brasil perca R$ 14 bilhões por enterrar seus resíduos em vez de reciclá-los. Mudar essa realidade depende também de você.

E a resposta pode estar no recém-lançado MANUAL PARA DESTINAÇÃO  4ª EDIÇÃO –  Orientação ao Consumidor Sustentável sobre como e onde Destinar seus Resíduos Sólidos em Pernambuco e também no aplicativo CATAKI.

O Manual em formato de e-book (que pode ser acessado aqui https:https://semas.pe.gov.br/wp-content/uploads/2021/03/manualdestinacao2020-final.pdfé fruto de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis em Pernambuco (MNCR-PE). Sua estrutura é bem simples e inclui os tipos de resíduos sujeitos à Logística Reversa (retorno ao ciclo produtivo) com uma breve explicação conceitual, os cuidados a serem tomados e os locais ambientalmente adequados para descartar esses resíduos. 

Nesta versão foram ampliadas as informações da logística reversa de embalagens e abriu a possibilidade de o cidadão colaborar, inserindo eventuais novos contatos de recepção de resíduos ou correções decorrentes de alterações momentâneas de endereço ou de outras informações, e ainda fazer sugestões. No tópico relativo às Cooperativas e Associações de Catadores de Materiais Recicláveis, você encontrará um link onde é possível obter a listagem de tais locais.

Veja mais