TRE-PE doa material descartável para entidade social

Cooperativa Palha de Arroz foi a beneficiada

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou uma doação de plásticos, fios e outros materiais recicláveis para a Cooperativa Ecovida Palha de Arroz. Todo o material doado será reutilizado e transformado em peças de arte, que serão vendidas pela cooperativa. A ação foi efetuada pela Assessoria de Gestão Socioambiental (AGS) e arrecadou 425 quilogramas de material.

A Cooperativa Ecovida Palha de Arroz, fundada em 2016, opera no bairro do Arruda, na Zona Norte de Recife, e é formada exclusivamente por mulheres e atua na reciclagem de plásticos, um dos resíduos sólidos que mais prejudicam o meio ambiente e cuja decomposição pode ultrapassar os 400 anos. Esses resíduos são transformados em peças de artesanato, como fruteiras, vasos, cestos e lixeiras, que são postos à venda para complementação da renda dessas mulheres. Os produtos são vendidos em feiras de artesanato e na loja virtual da cooperativa, encontrada no Instagram (@palhadearroz).

A cooperativa é um exemplo de como a reciclagem criativa pode funcionar como gerador de renda, transformando o destino de muitas famílias, além de viabilizar o empoderamento, a independência e o protagonismo de quem trabalha com a reciclagem através de uma economia verde, circular e inclusiva.

Desde 2021, o TRE-PE vem fazendo doações de materiais para a entidade. Naquele ano, foram doados 438,68 kg; em 2022, 451,6 kg e neste ano as doações já somaram 567 kg, totalizando cerca de 1,5 tonelada de materiais que deixaram de ir para aterros e seguiram para a reciclagem, tornando-se fonte de renda para diversas famílias. Durante a semana do servidor, a AGS deste tribunal incentivou o coletivo a expor seus produtos para os servidores do TRE-PE.

Veja mais