TRE-PE lança campanha Atualize para incentivar a coleta da biometria

Ação terá início na segunda, dia 23/10

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) lança, nesta segunda-feira (23), a campanha Atualize, de incentivo às eleitoras e aos eleitores para atualizarem o seu cadastro biométrico. A iniciativa consiste na adoção de uma ação de comunicação, por meio de cartazes, afixados no transporte coletivo e em escolas, veiculação de spots de rádio e publicação de vídeos com instruções de como o eleitor ou a eleitora pode agendar seu atendimento de coleta biométrica numa unidade da Justiça Eleitoral; e na descentralização do serviço de atendimento ao público.

Para marcar o início da ação, o TRE Pernambuco lança um Ponto de Atendimento no Shopping Guararapes, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele funcionará de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 9h às 18h, mediante agendamento pelo site do Tribunal (para agendar, clique aqui). Todos os serviços estarão disponíveis, incluindo o de coleta da biometria. O ponto está apto a atender eleitores e eleitoras não só do município, mas de todo o estado.

O objetivo do Atualize é ampliar a coleta biométrica. Com o cadastro das impressões digitais e da fotografia no banco de dados da Justiça Eleitoral, isso facilita a identificação do eleitor no dia da eleição, acelerando o processo de votação. Além disso, eleitoras e eleitores com a biometria atualizada junto à Justiça Eleitoral podem ficar aptos a usufruir de benefícios junto ao serviço público.

“A nossa intenção é sensibilizar a cidadã, o cidadão, da importância da coleta biométrica, principalmente ao facilitar o processo de votação ao dar mais rapidez e segurança na identificação dos eleitores. Basta agendar seu atendimento em uma unidade da Justiça Eleitoral, dentre os municípios que já iniciaram a biometria”, afirma o diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos.

Em Pernambuco, 73 municípios estão aptos para realizar a coleta biométrica. Para acessar a lista completa das cidades, clique aqui.

O serviço de coleta biométrica é destinado a eleitoras e eleitores que vão tirar o primeiro título, bem como para quem solicitou o alistamento eleitoral (1º título) durante a pandemia, mas não teve sua biometria coletada. No Estado, a retomada da coleta biométrica vem sendo realizada gradualmente e retorna após a suspensão ocorrida no início de 2020, como uma das medidas sanitárias adotadas para conter a disseminação de Covid-19.

Veja mais