
Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apontam que a Justiça Eleitoral em Pernambuco é uma das mais céleres
Às vésperas das eleições municipais, mais um vez um indicador nacional aponta o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) como um dos mais ágeis do País.
Divulgado em setembro passado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Relatório Justiça em Números 2020 mostra que a chamada “taxa de congestionamento bruta” do TRE-PE foi de 16,8%, a melhor entre os 11 tribunais do mesmo porte.
Este índice mede o percentual de processos que tramitou durante um ano no tribunal e que permaneceu sem solução definitiva (não foi baixado).
Assim, quanto menor o indicador, melhor o resultado porque indica celeridade nos trâmites processuais. A média nacional da Justiça Eleitoral, segundo o CNJ, foi de 24,45%.
“O orgulho de pertencerem aos quadros do TRE faz com que juízes e servidores atuem com amor e dedicação, na preservação da boa imagem da instituição no cenário nacional”, diz o presidente do TRE-PE, desembargador Frederico Neves.
O Justiça em Números está em sua 16ª edição. O documento faz uma análise profunda do Judiciário brasileiro. Traz o fluxo processual no sistema de justiça, incluindo o tempo de tramitação dos processos, os indicadores de desempenho e produtividade, além de estatísticas por matéria do direito e números sobre despesas, arrecadações, estrutura e recursos humanos.