TRE-PE realiza treinamento de evacuação de emergência no edifício-sede do Tribunal

Ação marcou a conclusão da capacitação dos novos brigadistas voluntários

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) através da Assessoria de Segurança (Asseg) realizou, nesta terça-feira (3), treinamento de evacuação de emergência no edifício-sede do Tribunal, localizado na avenida Agamenon Magalhães, no bairro das Graças.

A ação marca a conclusão da formação dos brigadistas voluntários do TRE-PE. “Com o treinamento de evacuação de emergência vamos concluir a terceira e última etapa do plano de melhorias na segurança do Tribunal. Já fizemos treinamento de primeiros socorros e de combate a incêndio e, concluiremos com a evacuação do prédio”, explicou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros que trabalha na Assessoria de Segurança (Asseg) do Tribunal, Márcio Tenório.

A simulação da evacuação de emergência começou às 10h15 da manhã com o acionamento do alarme central pelo tenente-coronel Márcio Tenório, que coordenou toda a ação. Para deixar a situação ainda mais próxima da realidade, os elevadores foram desligados e as luzes dos corredores, apagadas.

Os brigadistas voluntários foram distribuídos nos cinco andares do prédio e ficaram responsáveis pela condução e evacuação das pessoas pelas escadas – interna e externa – até a esplanada, local determinado para ser o ponto de encontro. O Samu e o Corpo de Bombeiros também participaram da ação com motos de primeiros-socorros.

De acordo com a Comissão de Brigadistas, os 400 servidores, estagiários e colaboradores que participaram foram retirados, em segurança, em oito minutos. A marca é considerada positiva, já que a previsão inicial era de dez minutos.

“O objetivo do treinamento de evacuação do prédio é estabelecer protocolos de segurança a partir das pontuações que serão observadas e esse protocolo, então, vai gerar um plano de emergência para a sede do Tribunal, para ser executado num momento de aplicação real”. pontuou o coronel Emerson Silva, assessor de Segurança do TRE-PE.

Após o treinamento, o presidente do TRE Pernambuco, desembargador André Guimarães, discursou sobre a importância da simulação e entregou aos novos brigadistas voluntários o certificado de conclusão da formação. “É de suma importância esse treinamento que visa salvar vidas e nos orientar num momento de emergência. Agradeço aos Bombeiros Militares, a equipe do Samu e a todos os brigadistas voluntários”, disse o presidente. No evento, também esteve presente o presidente da Comissão de Segurança, o desembargador Dario Rodrigues.

Para o servidor e novo brigadista voluntário do TRE-PE, Marco Capella, foi importante ter vivenciado esta ação para sentir como atuaria na prática no caso de uma ocorrência de emergência. “A gente participou de uma capacitação, mas nada é mais importante do que a gente fazer uma simulação para ver como isso funcionaria numa ocasião de um sinistro de incêndio”, afirmou.

Confira o vídeo clicando aqui

Veja mais