1ª Jornada Justiça e Equidade Racial - 10.11.2023

Evento conjunto, que comemora o Dia da Consciência Negra, ocorre entre os dias 13 e 28 deste mês. A iniciativa contará com palestras, debates e ações em favor da igualdade racial

A 1ª Jornada Justiça e Equidade Racial ocupará, entre os dias 13 e 28 de novembro, espaços no Supremo Tribunal Federal (STF), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e nos demais tribunais superiores brasileiros, bem como no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A iniciativa contará com atividades que discutirão os desafios sobre o assunto, com a finalidade de viabilizar caminhos para o alcance da igualdade racial na Justiça e na sociedade.

Com o tema “Resgatando raízes, transformando o futuro”, a ação, que celebra o Dia da Consciência Negra (20 de novembro), está prevista no Pacto do Poder Judiciário pela Equidade Racial, lançado há um ano pelo CNJ. Atualmente, o pacto conta com a adesão de todos os órgãos do Judiciário.

Exposições e ciclos de debates

Com programação variada, incluindo exposições e ciclos de debates, a jornada acontecerá na sede do STF, do TSE, do CNJ, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e do Superior Tribunal Militar (STM). Além dos eventos, os órgãos estarão engajados na elaboração de medidas que possam ampliar o acesso de pessoas negras à Justiça, com o combate ao racismo estrutural e institucional, e aumentar a sua representatividade nos quadros funcionais do Judiciário.

Veja mais