
Nestas quinta e sexta, o ministro André Ramos Tavares representará o Tribunal no evento, que debaterá o papel da informação nos processos eleitorais
O ministro André Ramos Tavares representará o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na XVI Conferência da União Interamericana de Organismos eleitorais (Uniore), que será realizada na Cidade do Panamá, nestas quinta-feira (14) e sexta-feira (15). O tema do evento será o papel central da informação nos processos eleitorais.
As autoridades participantes vão tratar dos efeitos da desinformação na democracia, conforme a realidade local de cada país. Para tanto, serão realizadas mesas de diálogo multilateral, com reflexões aprofundadas sobre contextos de atuação e experiências de trabalho dos representantes das organizações presentes.
Ramos Tavares participará do grupo de discussão “Procedimentos de comunicação em momentos de crise”, que busca promover a análise, a troca de pontos de vista e a apresentação de boas práticas, além da exposição de lições aprendidas sobre desinformação e alianças estratégicas para enfrentá-la. Da mesma forma, o intercâmbio deve abordar as implicações para o trabalho das organizações de Justiça Eleitoral dos países da região.
No evento, também devem ser aprovadas recomendações aos membros da Uniore, que poderão tanto fazer parte dos acordos da XVI Conferência quanto poderão construir a base para o desenvolvimento futuro de iniciativas. Além disso, é possível que tais recomendações sirvam como insumos para a avaliação de possíveis mecanismos destinados a aprimorar ações desenvolvidas pelos órgãos eleitorais.