
Encontro ocorreu nesta sexta-feira (15) e foi oportunidade para tirar dúvidas sobre o Teste Público, que terá início em 27 de novembro
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou, nesta sexta-feira (15), audiência pública para tirar dúvidas sobre o Teste Público de Segurança da Urna (TPS) 2023. Aberto à sociedade em geral, o evento está previsto na Resolução TSE nº 23.444/2015, que trata da realização periódica do Teste Público, que ocorre, preferencialmente, no ano anterior às eleições. O TPS deste ano acontece de 27 de novembro a 1º de dezembro, na sede da Corte, em Brasília.
Na abertura do encontro, o juiz auxiliar da Presidência do Tribunal, desembargador César Mecchi Morales, ressaltou a relevância da audiência. “Essa é uma importante etapa do calendário eleitoral, pois permite o diálogo entre a Justiça Eleitoral e a sociedade civil, que auxilia imensamente na fiscalização e no aperfeiçoamento do sistema eletrônico de votação”, afirmou o desembargador.
Secretário de TI do Tribunal apresenta pontos do TPS
Durante a audiência, que aconteceu no formato virtual, com transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente, fez uma apresentação sobre os objetivos, os marcos principais e os critérios do TPS 2023 para aprovação e seleção de investigadoras e investigadores inscritos. Ao final, o secretário respondeu às perguntas das investigadoras e dos investigadores pré-inscritos e de representantes de organizações sociais, que foram encaminhadas para o TSE pelo e-mail [email protected].