
Eles assistiram à sessão e, antes, foram recebidos pelo ministro Ramos Tavares
Na abertura da sessão de julgamentos desta terça-feira (5), o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, cumprimentou os cerca de 50 estudantes de Direito da Universidade Católica de Brasília (UCB), que acompanharam a sessão diretamente do Plenário da Corte. Moraes desejou que a sessão de julgamento fosse proveitosa para os alunos, que estão nos semestres iniciais do curso.
Antes da sessão, o ministro André Ramos Tavares conversou com os estudantes sobre a história da Justiça Eleitoral e sobre o processo eleitoral. “Vocês sabem o que o TSE faz em ano não eleitoral?”, questionou o ministro, ao explicar que o grande volume de trabalho inclui, por exemplo, o julgamento de processos ajuizados durante eleições municipais ou gerais e recursos que chegam posteriormente à Corte devido à competência originária tanto dos Tribunais Regionais quanto dos juízes eleitorais.
A presença dos alunos no plenário é parte das atividades do Programa de Visitas de Estudantes Universitários dos Cursos de Direito. O objetivo da iniciativa é demonstrar o funcionamento do TSE e relatar a história da Justiça Eleitoral por meio de visitas orientadas, realizadas preferencialmente às terças ou quintas-feiras, coincidindo com os dias de julgamentos.