Você sabe quantas eleições municipais o Brasil teve desde a criação da Justiça Eleitoral? - 13.01.2024

Confira uma breve história dessas eleições no país, passando pela informatização do voto até a pandemia da covid-19

Com a realização de mais uma eleição municipal este ano, que tal saber mais sobre a história desse tipo de pleito no país? O Brasil é uma das maiores democracias do mundo e tem uma longa experiência eleitoral. Durante os períodos colonial e imperial, foram realizadas constantes eleições para escolher os administradores das vilas e das cidades. Após a Independência, os pleitos locais continuaram a ocorrer, junto com as eleições para escolhas de deputados e senadores.

Desde a Proclamação da República até os dias atuais, a democracia brasileira alternou-se com ditaduras, o que fez com que o direito de votar e ser votado fosse garantido em alguns momentos e vetado em outros. Por isso, o número de pleitos realizados poderia ser maior. De 1932 até 2020, foram realizadas 27 eleições municipais. Confira esses dados na página Cronologia das eleições, disponível no Portal do TSE

Em 1891, a primeira Constituição Republicana criou o sistema presidencialista e deu autonomia aos estados para regulamentar as eleições municipais. Em 1932, com o Código Eleitoral, houve a criação da Justiça Eleitoral. Além de trazer inovações, a regulação dos pleitos federais, estaduais e municipais foi centralizada.

Interrupção do sufrágio

Veja mais