Certidão de quitação eleitoral é gratuita - 27.10.2023

Veja o passo a passo para gerar e validar esses documentos direto na página do TSE

Eleitora ou eleitor, você sabia que para solicitar a certidão de quitação emitida pela Justiça Eleitoral não é preciso sair de sua residência? O documento pode ser obtido de maneira rápida e gratuita no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O mesmo vale para a emissão e validação de outras certidões, como as de crimes eleitorais (nada consta), filiação partidária, composição partidária e negativa de alistamento eleitoral. Confira tudo aqui!

Mas atenção! Somente será possível gerar esses documentos se os dados informados coincidirem inteiramente com aqueles constantes do cadastro eleitoral. Eles são emitidos com um código de validação, que é um meio de confirmar a autenticidade. Pelo aplicativo e-Título, disponível gratuitamente nas lojas virtuais Android e iOS, também é possível validar as certidões.

Quitação eleitoral

A Certidão de Quitação Eleitoral é um documento que comprova que o cidadão não tem pendências na Justiça Eleitoral. Na internet, a emissão só é possível se não houver divergência entre os dados informados e aqueles registrados no cadastro eleitoral; restrição na inscrição da eleitora ou do eleitor em razão de faltas não justificadas às eleições; prestação de contas pendentes (no caso de pessoas que foram candidatas em eleições), ou outras questões a serem solucionadas.

Veja mais